quarta-feira, outubro 31

Uvacefalia

O Lúcio Flávio viciou em uva sem caroço. Ansioso, adorou a idéia de não precisar tirar a casca ou cuspir as sementes. Quando o doutor Amaury citou frutas como parte da dieta, Lúcio relutou. Sugerido o melão, resmungou: “Putz, tem que cortar, tirar as sementes, botar pra gelar”. Sobre a manga, reclamou: “Mas e todos aqueles fiapos nos meus dentes? Eca!” A uva sem caroço era a salvação.

Até se perguntar como era possível cultivar uma uva sem caroço. “Não dá pra pegar uma semente de uva sem caroço e plantar uma parreira de uvas sem caroços”, concluiu. “Será que é transgênica?” Abriu a Barsa (não, não acessou a Wikipedia – a Barsa é muito mais charmosa) e encontrou a explicação biólogo-genética para o fato: as células-tronco da uva são modificadas geneticamente e são transformadas em novas uvas. Estas, sem caroço.

“É como se alguém te clonasse, e o resultado fosse um ‘você-sem-cérebro’”, refletiu, indignado, o Lúcio Flávio.

Tudo bem, existem milhares, milhões de uvas sem caroço por aí. A espécie americana, também chamada de uva-sem-calcinha, é conhecida por guiar embriagada e ser flagrada em posições generosas pelos paparazzi. Já as inglesas perambulam alucinadas por festas Rave na cena underground do país. Na Coréia, querem ficar iguais às uvas ocidentais e chegam até a fazer cirurgias ósseas para alongar as pernas.

E o Lúcio Flávio pensou: “Coitadinhas, são apenas imitações baratas das outras uvas, sem personalidade própria, sem capacidade de pensar”!

Mas a mais impressionante de todas é uma espécie híbrida cultivada apenas no Brasil, mais especificamente plantada no agreste Pernambucano, modificada no ABC Paulista e vendida em Brasília: a uva sem caroço e sem mindinho.

O Lúcio Flávio ficou boquiaberto. Foi comer jabuticabas.

*Esta é uma obra ficcional. Todos os personagens, incluindo o simpático Lúcio Flávio e as uvas-cotôcas, são apenas fruto (fruta?) da imaginação do autor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pense bem Lúcio Flávio... Jabuticaba prende o intestino e se cair na roupa.. mancha! Deixe de preguiça e como o melão!
lili