quinta-feira, novembro 23

Lennon, JFK e a hipocrisia deslavada

Deu no Terra: “Piano de Lennon é levado ao local onde JFK foi morto”. Tá. E daí?

O encontro icônico dos mitos assassinados realmente é de extrema importância para a paz mundial. Com certeza, a partir desse gesto deveras relevante, milhões de assassinos por todo o mundo se conscientizarão de que matar é feio.

Enquanto isso, na sala da justiça... Mr. Bush decide, no mamãe-mandou, qual é o país da vez. Atacar a China, pra conter a ameaça econômica? Os Emirados Árabes, pra abocanhar mais alguns galões de petróleo? Por que não o Brasil? A Amazônia é valiosa. O estrago é pequeno, mesmo. A China é superpopulosa, os árabes são todos muçulmanos, e índio não é nem civilizado!

A coisa que mais me incomoda ultimamente, fora minhas hemorróidas, é a hipocrisia geral instalada around the world. Seja ela religiosa, puritana, política (né, Lulinha?), amorosa, o escambau.

Segundo o dicionário de sinônimos Michaelis – UOL (que uso com absurda freqüência para não pulverizar meus textos com palavras repetidas), eis a definição de hipocrisia: sf. fingimento, falsidade, dissimulação, disfarce. E não para por aí. Clique em “contexto”, e a lista aumenta: duplicidade, farisaísmo, impostura, máscara, mendacidade, momice, rebuço, refolho. Ou seja, tem espaço de sobra pra ser hipócrita sem ser repetitivo.

Um dia você pode ser dissimulado e se omitir sobre o que sabe na CPI; outro dia, demonstrar seu caráter farisaico ao escrever no seu profile que odeia o Mau-mau, enquanto ouve dois setlists seguidos dele no seu iPod.

Declare-se temente a Deus e seguidor de seus ensinamentos, e na saída da igreja, dê uma piscadela pr’aquela gostosinha que vai entrando com o namorado. Chegando em casa, mande sua mãe pr’aquele lugar por que o bife tá muito passado. Deixe o resto no prato.

E aí, já praticou sua hipocrisia de hoje? Vamos lá, tá na moda! Siga o exemplo de nossos líderes. Afinal, colocamos os caras onde estão, por admirarmos suas condutas e caráteres.

E o melhor de tudo é que, depois de sua jornada diária de mendacidade, momice, rebuço e refolho, você pode declarar em alto e bom som, ou até mesmo escrever um protesto, dizendo: Odeio gente hipócrita!



*Fabiano Battaglin é publicitário, e votou conscientemente nas últimas eleições. No Lula, claro.

Nenhum comentário: