sábado, janeiro 24

Quando você pede ajuda?

Geralmente, quando você não consegue fazer algo sozinho, certo? Em condições normais de temperatura e pressão, é o que as pessoas fazem.

O que dizer, então, da recém-destituída-de-hífen “autoajuda”?

O prefixo “auto” exprime a idéia de próprio, de si mesmo. Divaguemos: se você pede ajuda a si mesmo e assim consegue resolver o seu problema, você se virou sozinho. Ou seja, não precisava de ajuda nenhuma.

No entanto, Augusto Curys e James Hunters da vida enriquecem às custas de indivíduos inseguros que precisam comprar um livro ralo – engordado à base de gramatura de papel e tamanho de fonte aumentados – que lhes diga o que eles já sabem. Não seria este um exemplo de ato de esconder a qualidade de um produto, com objetivo de lucro ilícito? Essa é uma das definições de “fraude”, segundo o UOL-Michaelis.

E a enganação não para por aí. Na edição de 23 de janeiro de 2009 do programa Olha Você, do SBT (cópia descarada do Hoje em Dia, da Record), um senhor bem vestido, sentado confortavelmente no rechonchudo sofá do estúdio, ensinava, confiante e eloquente como um pastor, a fórmula do bom-humor matinal a uma carrancuda telespectadora: “Quando acordar, antes de dar bom-dia às outras pessoas, vá até o espelho e deseje bom-dia a você mesma”. O sábio senhor que proferia as inspiradoras palavras era, nada mais, nada menos, que o grande Eduardo Shinyashiki.

Neste momento, o leitor adepto à categoria deve estar dirigindo dezenas de palavrões e ofensas a este que vos escreve: “Como é que um mané que se propõe a criticar a autoajuda não sabe nem o nome de um dos grandes gurus brasileiros? Não é Eduardo, pô! É Roberto!”

Nananinanão. Desta vez, estimado leitor, não sairá de minha boca nenhum pedido de perdão, pois estou certo. Não era o grande Roberto naquele sofá. Era Eduardo, seu irmão. Mais ou menos a Preta Gil da autoajuda: alguém que se aproveita do sucesso de um parente para tentar emplacar o seu. Sendo Roberto, ele próprio, uma fraude, Eduardo Shinyashiki inaugura uma nova categoria: a fraude juvenil. Simplificando, eu a classificaria como “fraudinha”.

Outra perguntinha: você tem um segredo? É claro que sim. Quantas pessoas sabem dele? Bem, tratando-se de um segredo, suponho que ninguém. No máximo, seu melhor amigo e seu terapeuta. Ok, vá lá, seu melhor amigo é meio fofoqueiro. Digamos que cerca de dez pessoas saibam do seu segredinho. Não é um número satisfatório, mas, até certo ponto, aceitável.

Agora, conhece algum segredo do qual 4 milhões de pessoas passem a saber em apenas dois meses? Nem uma junta de “comunicadores” composta por Leão Lobo, Sônia Abrão e Nelson Rrrrrrubens conseguiriam essa proeza. Porém, as sessões de “Autoajuda e Desenvolvimento Humano” das livrarias – virtuais ou não – mundo afora, conseguem.

O Segredo, de Rhonda Byrne (Ediouro), atingiu a marca de 4 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, apenas 2 meses após seu lançamento oficial. Lançado no Brasil em 2007, o livro está na lista de best-sellers da revista Veja há 87 semanas.

Encucado com tamanho sucesso, perguntei-me por quê tantas pessoas leem a obra-prima de Byrne. Curiosidade ou inocência? No site do Submarino, livraria virtual que vende bicicletas, telefones, sofás e até a mãe à milanesa, encontrei a resposta no comentário de um cliente que adquiriu o produto: “Muito bom. Livro que se realmente for lido com fé pode realmente mudar o rumo da sua vida” (sic).

Caro amigo, se você ler, com fé, a bula de um poderoso ansiolítico e, com mais fé ainda, mandar o frasco inteiro de comprimidos goela abaixoo, garanto que você muda o rumo da sua vida em menos de dez minutos.

A fé funciona. Basta saber no que acreditar.

Para terminar, uma dica aos interessados. Oferta imperdível no Submarino: O Segredo, de R$ 39,90 por apenas R$ 15,20.

Segredinho barato esse, né? Até perdi a vontade de saber.

3 comentários:

Anônimo disse...

Viu como é bom ter uma esposa á toa dentro de casa te obrigando a assistir porcarias na tv?

Anônimo disse...

A "Preta Gil da autoajuda"!!! Hahuahauhauhahahahaha!!!!!!!!!!!!!!

Celes disse...

Hola Fabiano!!!! Espero que estés bien en Brasil. Podrías postear algo en castellano para que pueda entender un poco tu blog.

Un beso y cuando quieras tenes la bienvenida nuevamente a Argentina.