sexta-feira, setembro 28

Sins¹ & Sins – Pecados e a dificuldade de dizer não


Você tá lá, fumando seu cigarrinho. Aquela loira seiuda te olha, te pisca, te manda um beijo. Te aperta a bunda e te pergunta: e aí, rola?

Vai dizer não?

A maioria não. Não diz não. Diz sim! E peca.

E depois critica a galera de Brasília por não saber dizer não a alguns milhões a mais na conta bancária.

O Renan, por exemplo, é só um cara que não consegue dizer não. Nem pra Mônica Veloso, nem – quem sabe – prum mensalão. Eu ia incluir vacas ou laranjas na frase anterior, mas mensalão deu rima.

Cabe aqui uma piadinha que reproduzirei: Qual a semelhança entre o Renan Calheiros, o Cebolinha e o Bill Clinton? Resposta: Todos se fuderam com a Mônica. Há-há!

Falemos do Bill. Esse sim, devia ter dito não. A Mônica dele era horrível. E, pô, foi só um boquetinho! Bom, pelo menos não rendeu uma pensão de 8 mil mangos por mês.

O Cebolinha, na sua dificuldade pueril de dizer não aos planos infalíveis contra a gorducha, sempre leva um Sansão na cabeça. E todo mundo ri.

Pobrezinhos, caem em tentação. E pecam. O Edmundo peca, a Bebel peca, e todo mundo adora. E ignoramos tudo isso, pois como diz aquela música que eu não sei o nome, do cantor que eu não sei o nome... “É melhor ser alegre que ser triste”. O Renan é o único com quem todo mundo fica bravo.

Na verdade, todo mundo peca. Só que a solução em Brasília é muito mais fácil. É só ligar pro Redemption Delivery, o disk-pizza mais famoso da capital federal.

E é assim que é: não agüentamos, dizemos sim, pecamos. E somos perdoados. Pra isso servem os padres.

E a população brasileira.

¹- Nota do Tradutor: Sin, do inglês, pecado.

* Fabiano Battaglin é aspirante a escritor e crítico da sociedade, e só espera que sua digníssima não ache que o cara do exemplo meramente ilustrativo lá de cima seja ele. Até porque – ela sabe – ele odeia cigarros.